RePEPE, una red de alta velocidad sobre IPv6
04/07/2022

Vectra Consultoria e Serviços e a Agência Estadual de Tecnologia da Informação de Pernambuco (Brasil) foram premiadas na última edição do Desafio IPv6 pelo seu projeto de desenvolvimento de ReREPE, a rede de Pesquisa e Educação de Pernambuco.
RePEPE é a primeira rede estadual do Brasil de alta velocidade elaborada para fins de educação e pesquisa.
Carlos Gustavo Santos, Wesley Melo e José Rangel integram a equipe destacada pelo LACNIC por promover a expansão do IPv6 através da RePEPE.
“Trabalhamos em parceria (Vectra e a Agência Estadual de Tecnologia) para construir uma rede apenas no IPv6”, apontou Melo.
A rede foi ideada com a finalidade de prover Internet para os usuários finais, quase todos agentes públicos ou educativos. O objetivo desta rede é atingir 100 mil usuários. Hoje já conta com 3 mil localizações estaduais com conectividade apenas no IPv6.
Visão de futuro. O Estado de Pernambuco conta com outra rede –PE Conectado – que corre sobre o IPv4 e o IPv6. No entanto, foi implantada a RePEPE para contar com uma rede de alta velocidade unicamente sobre o IPv6, afirmou Melo.
“Temos a capacidade de expandir a velocidade melhor que o PE Conectados. Por isso a Agência Estadual de Tecnologia determinou que esta nova rede fosse sobre o IPv6 para estimular o futuro”, acrescentou Rangel.
(Acceso libre, no requiere suscripción)
PE PEPE é uma rede de alta velocidade, algo que muitas pessoas procuram; “então, damos-lhes a possibilidade de mudar de uma rede IPv4 (PE Conectador) para uma rede apenas com o IPv6 (RePEPE)”, ponderou Melo. Implantar uma rede em IPv6 resultou um grande desafio para a Vectra e a Agência Estadual.
O desenvolvimento da rede sobre o IPv6 agregou experiência à equipe e ao mesmo tempo fez com que fossem resolvidas dificuldades, já que muitas propostas teóricas resultaram diferentes no terreno.
Outros olhos. Sobre o Desafio IPv6, os promotores da RePEPE destacaram que incentiva as organizações a melhorarem, pois trata-se de um grande reconhecimento internacional para os profissionais que trabalham nos projetos. Nesse sentido, Melo considerou que a visão de futuro que os impulsionou a construírem a RePEPE resultou validada por outros. Fomos questionados por termos esta visão. “Vocês vão implantar uma rede apenas com o IPv6? Não vai dar certo”, falavam. Então, ao recebermos este reconhecimento estamos sendo validados. Nos traz um reconhecimento de respeito”, assegurou Melo.